SCMC aposta na cultura de moda para mudar o mercado de SC

Neste próximo sábado, dia 21 de maio às 19h, acontece a sexta edição do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), na Green Valey em Camboriú. Sou super suspeita para falar sobre esse projeto porque tive a oportunidade de participar na época da faculdade e porque me interesso por todas as iniciativas que visam a evolução do mercado de moda no estado. Por isso, não tem como deixar nas próximas entrelinhas uma pitada de saudosismo e carinho.
Depois do comprometimento em fazer a diferença alcançado ao longo dos últimos anos, acredito que o SCMC chegou ao nível de dispensar apresentações. Ao menos todos que estudam ou trabalham com moda em Santa Catarina deveriam conhecer melhor esse projeto inspirador, e mais, tentar participar, seja como empresa ou como aluno. Mesmo assim, quem sentir a necessidade de mais informações sobre os objetivos e como funciona essa iniciativa, indico o site http://www.scmc.com.br
Preferi aproveitar o post para falar das novidades e as mudanças de posicionamento que o SCMC adotou para este ano. Quem acompanhou desde o início essa trajetória sabe que como tudo na vida, são os erros e acertos transformados em aprendizado que levam à evolução. No ano passado, a crítica (no melhor sentido da palavra) da mídia especializada que conferiu o evento deixou um certo ar de reflexão e a certeza de que alguns pontos deveriam ser repensados.


Como transformar o estado em criador de moda e desvencilhá-lo de sua tradição centenária baseada em produtos têxteis de baixo valor agregado? A qualidade de alguns desfiles apresentados no último SCMC mostrou que ainda falta conteúdo e referência estética quando o assunto é criar imagem de moda. É a cultura de moda que afina o olhar, que sofistica o senso estético, que serve de combustível para a criação e ajuda na construção de imagens que nos seduzem e emocionam.
Neste ponto, os desfiles são apenas a ponta de um iceberg, são o resultado visível de um conteúdo imaterial. Em Santa Catarina, esse conteúdo ainda está em fomação, lembrando que o nosso mercado começou a se profissionalizar a pouco mais de 10 anos. Por isso, os resultados do SCMC não podem ser cobrados à curto prazo, o que torna seu comprometimento ainda mais especial, e na minha opinião, todo acerto deve ser celebrado com prazer e satisfação.
Moda, no mais alto sentido da palavra, não é sinônimo de roupa, ou seja, moda não é o produto, e sim os valores que você cria “em cima” desse produto. Seu conceito está muito mais atrelado às manifestações estéticas, de comportamento, consumo, e todas as áreas que a alimentam como design, música, arte, fotografia, cinema, etc. Ou seja, a moda é um universo multidisciplinar. É nesse contexto que surge a primeira mudança do SCMC para este ano.


Quem passa a prestar consultoria criativa no lugar do estilista Mário Queiroz é o consultor de moda Jackson Araújo e o analista de tendências Luca Predabon. Na verdade o Jackson também é sound stylist, pesquisador de tendências, comportamento e consumo, já trabalhou como editor e jornalista de moda, entre várias outras coisas. Deu para perceber que esse caráter multidisciplinar vai estar presente com bastante força neste sábado.
Ainda como parte das mudanças para essa nova fase, o SCMC assume o conceito de plataforma de experimentação criativa, que não envolve necessariamente a apresentação de desfiles. Até porque, várias empresas participantes como a Tecnoblu e Karsten precisavam de um novo formato, mais condizente com seu segmento. Por isso, a exposição “DO AVESSO – Uma experiência de moda e design no SCMC”, proporcionará experiências imersivas dentro de um container executado em madeira de reflorestamento. Demais!


A idéia é que os 17 times criativos que estão participando apliquem nesse espaço os conceitos estudados durante os últimos 10 meses sobre as tendências de comportamento e consumo e os movimentos de moda contemporâneos. Tudo interpretado em sintonia com o DNA de cada empresa. Esses times compostos por dois estudantes de moda, 1 professor e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assinam a concepção da instalação e uma capsule collection, com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção.
Mas as novidades não param por ai. Essa edição ainda conta com o lançamento da MIF – 1ª Mostra Institucional de FashionVideos, onde os 17 times criativos desenvolveram uma peça audiovisual, dirigida por nomes da novíssima geração de artistas visuais do Estado. Tudo embalado pelo sound de nomes da cena catarinense a nomes de relevância na moda brasileira e internacional, como os DJs Max Blum (SP), Mattias Mimoun (Paris-France), DJ Mehdi Pinson aka DVNO (Paris-France), entre outros.


Mas o evento é só para convidados. Então, deixo a dica para quem tiver interesse. O pessoal que ainda não tem convite, pode mandar um e-mail o quanto antes para a agência Cartaz, de SP (claudio@agenciacartaz.com.br). Eles estão cuidando do credenciamento da mídia e da lista de convidados. No mais, é só esperar para conferir no sábado o resultado de todo esse trabalho!
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2 Comentários

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2 Respostas para “SCMC aposta na cultura de moda para mudar o mercado de SC

  1. MUUUUUUITO OBRIGADO!!!
    Ainda bem que o que estamos pensando consegue reverberar de uma forma tão clara em suas palavras. Esperamos encontrar vc no sábado. Será um prazer dividir com vc essa experiência coletiva que alguns chamam de moda.

    Bjs

    Jackson & Luca

    • glacechinel

      Fico muito feliz que vc tenha gostado. Adoraria trocar umas informações com vc. Se tudo der certo, nos vemos lá.
      Será um sucesso, o comprometimento de vcs todos merece!
      Abraço!

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