O revival da italiana Missoni

Depois do revival de marcas como Céline a Chloé, parece que chegou a vez da italiana Missoni ser o centro das atenções entre as marcas que deixaram seu passado empoeirado para traz em troca de um ar mais cool. O mais interessante é que a Missoni vem fazendo isso apostando exatamente na comunicação de valores tradicionais, como o resgate da família, visivelmente enfatizado nas últimas campanhas fotografadas por Juergen Teller.



Talvez o sucesso desse posicionamento seja reflexo de uma tendência de comportamento mundial, em que as pessoas começam a resgatar antigos valores. Ou ainda, o fato da identidade da marca estar intimamente vinculada aos anos 70, referência utilizada por diversos estilistas nos últimos desfiles internacionais. Por esses motivos, ou ainda por outros, o fato é que o estilo dolce vita da Missoni (família, boa comida, uma casa no sol, roupas coloridas, confortáveis e alegres), está em sintonia com o zeitgeist atual.
Para quem não conhece a história da marca, a Missoni adquiriu notoriedade no final dos anos 60 apostando em um estilo inconfundível: malhas retilíneas finas, bastante coloridas, tramadas formando listras harmônicas, tanto retas, quanto onduladas. Ou seja, o tipo de produto com uma identidade estilística tão forte que torna-se facilmente reconhecível, mesmo sem conhecer a etiqueta.
Mas o minimalismo dos anos 90 e sua ausência de cores levou a empresa a entrar em crise. O estilo Missoni parecia destoar entre as tendências da época, não era mais assunto entre a mídia especializada, nem objeto de desejo entre os consumidores. O que se vê nas últimas estações é um merecido revival da marca, que soube modernizar sua imagem sem esquecer dos valores que sempre fizeram parte do seu DNA.



Hoje, em sua terceira geração, a família Missoni continua comunicando e vendendo um estilo de vida que têm ainda mais força que seu próprio produto. Margueritta Missoni, atual embaixadora e designer responsável pelos acessórios da marca, resume a filosofia alegre e descontraída da Missoni baseada nos ensinamentos da avó Rosita “viver onde e como ela gostaria de passar os fins de semana”.




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