Tendência- Consumo de roupas 2ndhand

Já perdi as contas de quantas roupas e acessórios de brechó existem no meu armário e que me ajudam a criar looks incríveis a um custo muito baixo. Mas esse não é um caso isolado. Essa tendência de comportamento relacionada ao consumo sustentável e o resgate de antigos valores vem tomando cada vez mais força. Prova disso, são os recentes bazares e clubes de troca e aluguel de roupas e objetos 2ndhand que estão surgindo por aí.
Na última SPFW a Triton se inspirou, entre outras coisas, no comportamento das meninas antenadas e descoladas que garimpam, como “formiguinhas”, peças-chave com a intenção de reformar e dar nova vida ao que havia sido descartado. Mas o conceito “old-meets-new”, criado pela marca, não pode ser encarado exatamente como uma novidade. Os verdadeiros pioneiros dessa tendência foram os jovens e atentos designers, que detectaram essa mudança de comportamento muito antes, e rapidamente transformaram em negócio.



É o caso das meninas do projeto Acoleta, de Florianópolis, que resgatam e desenvolvem peças únicas através do trabalho artesanal, formando pequenas coleções exclusivas disponibilizadas para venda. Outra iniciativa legal nesse sentido é a Caleidostore, uma loja multidisciplinar com sede em Curitiba, mas que também trabalha com vendas online. Lá é possível encontrar roupas e objetos 2ndhand, peças vintage e reformadas.




Ainda dentro desse conceito, não poderia deixar de citar o Supercoolmarket, de São Paulo, onde você pode vender sua roupa bacana que já enjoou e escolher se prefere receber em dinheiro ou em crédito para trocar por outras peças da loja. Acreditando que a compra é encarada, pelo consumidor moderno, como uma forma de ócio, esse espaço sintetiza muito bem as mudanças que começamos a perceber na experiência de consumo.



Guiada pelo consumo consciente e responsável, todas essas iniciativas são reflexo dos consumidor moderno e suas novas necessidades e desejos. Pagar menos, estar sempre na moda mas evitar o desperdício, aumentando o tempo de vida útil das roupas, são algumas das tantas características que definem o espírito do nosso tempo.
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Tendência- Consumo de roupas 2ndhand

  1. Jordana Fonseca

    aii, eu adorei esse post. amo garimpar! teu blog sempre ahaza, bjs glau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s