Minas Trend Preview Inverno 2011

Terminou neste último sábado o Minas Trend Preview (MTP), e como eu tinha prometido pelo facebook, vou falar um pouco sobre o evento, as coleções apresentadas, e também disponibilizar várias fotos no blog. Confesso que acompanhar os desfiles pela internet não foi tão dinâmico quanto eu esperava, já que no site oficial http://www.minastrendpreview.com as fotos e as informações demoraram um pouco a aparecer nos primeiros dias. De qualquer maneira foi bom ter esperado o evento acabar para postar algo sobre o assunto aqui no blog, porque agora posso escrever com mais calma e com maior conteúdo textual e de imagens.
Nem parece, mas já é a sétima edição do evento, que inclusive se consolida como o principal semana de pré-lançamento de moda no país, antecipando as novidades que veremos depois com mais ênfase na SPFW e Fashion Rio do ano que vem. Para as marcas e estilistas que ainda estão trabalhando na criação do inverno 2011, os desfiles funcionam como uma confirmação de tendências. Para os lojistas e marcas participantes, a semana de moda mineira também é uma oportunidade de ganhar dinheiro, já que paralelo aos desfiles também acontece o salão de negócios, garantido que as propostas não fiquem apenas na passarelas, movimentando assim, o mercado.
A semana de moda mineira é promovida pela FIMEG- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. O objetivo do MTP, além de ser uma plataforma de difusão de moda, tendências e promoção de negócios, é também de afirmação da identidade da moda mineira. Realmente é interessante perceber através das análises dos desfiles os códigos estilísticos compartilhados entre as marcas que participaram. Estavam lá os trabalhos artesanais, a sensibilidade na atenção aos detalhes, os tricôs e malhas retilíneas, o uso de bronzes e dourados envelhecidos, a referência à cultura barroca mineira, além de muita criatividade.
Este ano a abertura foi organizada novamente pelo mais querido e simpático estilista mineiro. Ronaldo Fraga se inspirou no corpo como instrumento da moda e convidou o Grupo Corpo, uma companhia bastante conceituada de Minas para apresentar um desfileshow na abertura do evento. “Só em Minas podemos realizar um evento de moda tão autoral, mais que negócios e roupas, a moda em Minas vende cultura”, comentou Ronaldo.
O que se viu no line-up foram muitas marcas de acessórios que fizeram desfiles criativos e com bom styling, destaque para Cláudia Arbex, Camila Klein e Mary Design. Outras grifes como Neon, Alessa, Cavalera, Fause Haten, Patachou, Samuel Cirnansck e Victor Dzenk já participam da SPFW e Fashion Rio, e por serem mais conhecidos pela mídia, acabam adicionado peso ao evento.
Gostei muito do trabalho da Aurea Prates, feminino e delicado, lembrado um pouco a última coleção Dolce & Gabanna, numa versão mais invernal. As texturas sofisticadas da marca Apartamento 03 também chamaram a atenção, mas sou suspeita em falar porque adoro texturas. A Faven e a grife Ultima Hora apresentaram um desfile bem editado e a Chouchou, marca mais jovem da Patachou, mostrou sintonia com o público-alvo da marca. Todas as fotos do backstage destas e de outras marcas que não foram comentadas aqui, estão disponíveis no endereço http://www.flickr.com/photos/_gyan/, sendo que algumas delas eu já antecipo aqui no blog para vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s