Ar fresco na moda estadual – UDESC 2010

Desfile UDESC 2010
O final do ano é a época mais importante para os cursos de moda, já que os alunos formandos geralmente concluem sua graduação apresentando um desfile conceitual para convidados. É o ápice de um processo que na verdade começou vários meses antes, com a definição dos temas e as pesquisas que garantem o conteúdo de moda das coleções.
Os desfiles dos alunos do curso da UDESC sempre são bastante aguardados, visto que poucas instituições apresentam trabalhos com tamanha qualidade de criatividade e inovação aqui no estado. Há quem diga que falta um pouco de visão de mercado no que se refere aos negócios de moda na base da educação, mas é inquestionável a vocação de seus alunos para a criação de produtos com alto valor agregado de design e uma boa construção de imagem de moda nas coleções.
Como ex-aluna, abster-me de saudosismo nesse post fica difícil, menos ainda deixar de revisitar algumas boas lembraças da época enquanto escrevo. É na graduação que podemos melhor nos dedicar a trabalhos experimentais e fazer exercícios de criatividade sem um maior compromisso com o mercado. É o tempo de encontrar sua própria identidade estilística, de criar e alimentar idéias, sejam elas absurdas ou não.
Este ano o desfile dos alunos formandos acontecerá dia 16 de novembro, no Floripa Music Hall, à partir das 20h. Ao todo são 33 novos profissionais que em teoria estão chegando no mercado. Digo em teoria porque muitos deles já trabalham em empresas ou em projetos próprios. As mini coleções são compostas por 3 looks e a temática geral abordada desta vez é “Time Lapse”. Segundo o press release enviado para a imprensa, o tema vai ser o plano de fundo para a apresentação de trabalhos que viajam por obras arquitetônicas, literárias, plásticas; passeiam por movimentos artísticos e sociais; e resgatam memórias, sempre com interpretações bastante outorais.
Os convites são gratuitos, e quem se interessar em conferir os desfiles deve entrar em contato com um dos formandos ou com o departamento de moda da UDESC. Vale apena ficar de olho em eventos como este porque eles acabam sendo um sopro de inpiração não só para quem cria, mas também para quem assiste. Espero conseguir boas fotos no dia para colocar aqui no blog!

Obs* A ilustração ai em cima é da aluna Rafaela Blanch Pires

Time Lapse – Desfile das Formandas 2010
Data: 16 de novembro
Local: Floripa Music Hall
Horário: 20h
Ingressos: Gratuitos* (solicitados diretamente às formandas)
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s