As esculturas contemporâneas de Tara Donovan

Tara DonovanTara DonovanTara DonovanTara DonovanTara DonovanTara DonovanTara DonovanTara Donovan
Estava fazendo uma pesquisa sobre texturas e acabei encontrando umas imagens incríveis do trabalho de uma artista americana chamada Tara Donovan. Investigando mais sobre o assunto, descobri que suas obras são feitas com materiais cotidianos como copos de plástico, canudos, botões, fita adesiva, entre outros, só que em larga escala. O resultado são estruturas que evoluem através da acumulação do prórpio material, chegando a um ponto em que o copo ou o botão deixam de ser eles mesmos e se tornam algo inteiramente diferente.
As esculturas sugerem muitas vezes formas vivas e orgânicas, como paiagens, nuvens, estruturas celulares, topografia e até fungos. Segundo a própria artista, isso acontece porque ela se inspira nos sistemas básicos de crescimento encontrado na natureza. Seu interesse está na idéia de expansão do campo visual, na mudança do ponto de vista. Além disso, a padronização e o jogo de luz são características recorrentes nas esculturas, que inclusive tem que ser montadas e desmontadas com cuidado, envolvendo um processo bastante tedioso.
Para quem se interessou e quer saber mais, no site thecoolhunter tem uma matéria bem legal sobre o trabalho dela. O link é: http://www.thecoolhunter.net/art/Tara-Donovan—From-Paper-Cups-To-Genius/. Na pesquisa também descobri que a coleção do estilista americano Gilles Mendel Spring 2010 foi inspirada, entre outros, nas linhas orgânicas das obras da artista. Achei um bom exemplo de como usar esse tipo de referência em criação de moda. As fotos da coleção você pode encontrar facilmente no style.com.
Finalizando este post, eu sou super a favor de dividir e trocar informações. Por isso, se você conhece algum profissional que tem um trabalho de qualidade, original e diferenciado, como designers, arquitetos, fotógrafos, ilustradores, etc, mande sugestão aqui para o blog. Então, participem!
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s