Palestra Jum Nakao sobre o processo criativo

Jun Nakao SPFW 2004

Sim eu sei, já fazia séculos que eu não postava nada no blog, virtude da minha falta de tempo nos últimos meses por causa do trabalho. Mas resolvi revitalizar de vez esse projeto, e para começar essa segunda fase com chave-de-ouro, vou falar um pouco sobre a palestra que tive o prazer de assistir ontem, dia 27 de outubro, com Jum Nakao sobre o processo criativo.
Com uma simplicidade encantadora e uma sensibilidade aguçada, o designer multifacetado mostrou através de vídeos e fotos, como aconteceu o processo de criação da sua última coleção “A Costura do Invisível”, apresentada em 2004 na SPFW. Como a maioria deve lembrar, a coleção foi toda feita em papel, sendo que no final, as modelos rasgaram literalmente todos os looks, deixando um espaço aberto para muitos questionamentos e reflexões a respeito do mercado de moda. “O papel é o lugar onde rabiscamos nossas primeiras idéias, ou seja, onde começamos nosso precesso criativo. Ao mesmo tempo ele também é papel em branco, é a obra inacabada, o espaço vazio. “
Bem no início da palestra Jum comentou sobre a importância de desenvolver o “olhar de turista” , ou seja, estar sempre atento para perceber as coisas ao seu redor, as nuances que quem já está inserido a muito tempo em um determinado meio já não percebe mais. Também chamou a atenção para o fato de que, na criação de um projeto, não são as fórmulas que você tem que descobrir e de nada adianta ter as respostas prontas, porque o importante é entender como se faz para chegar até elas.
Seguindo a temática, também explicou que no início de qualquer processo criativo é preciso se inspirar, buscar novos ares, visitar exposições de arte, assistir filmes, ouvir música, ler novos livros e até mesmo prestar mais atenção ao cotidiano, ou seja, estar aberto e sensível. Depois de muita busca de informação e reflexão é que é hora de parar. “Há um momento em que quanto mais se sabe mais se descobre que nada sabe. Então é hora de fazer, colocar em prática”.
Jum Nakao é um profissional ímpar, e eu diria, como muitos de nós, um sonhador. Certamente comprometido com o que faz. Uma alma extremamente sensível e inquieta. Perfil das pessoas que acordam todos os dias pela manhã e querem mudar o mundo, como ele mesmo disse. “Você olha a sua volta em busca de respostas, começa a questionar falsas verdades”. Hoje Jum Nakao vem se dedicando à educação através de palestras, workshops, seminários e aulas. Disse em resposta a uma das perguntas que talvez um dia volte a desfilar nas semanas de moda, mas por enquanto sente que precisa formar pessoas e dividir seu conhecimento, só assim conseguirá realmente fazer a diferença e construir uma nova geração.
Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Palestra Jum Nakao sobre o processo criativo

  1. Tadeu Stangherlin

    Glaucia o blog esta super luxo…Vc escreve muito bem…mesmo…Parabéns terá grande sucesso…Beijos

  2. Jordana Fonseca

    Glau fico feliz por ter voltado a postar no album! Adoro ler o que você escreve! Você ahaza sempre! Beijos e muito sucesso no ModaSobretudo! Beijos.

  3. Mesmo depois de 6 anos, a coleção ainda é geradora de discussões e até algumas “polêmicas” né? Ainda bem que ele tem preocupação do futuro das pessoas que estão ingressando nesse meio. É dessas pessoas que todo mundo precisa.
    O blog está demais! Parabéns!
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s